terça-feira, julho 10, 2012


Curiosidade

0

Origem da expressão "Ovelha Negra"



Criaturas diferentes, pessoas com estilos próprios, aqueles que se destacam em meio a uma multidão... são as populares "ovelhas negras"  da atualidade. 
Nem sempre visto com bons olhos, a grande maioria que tenta ousar só ganha o preconceito. Por não cultivar um visual banal, a aparência é julgada.

Mas quem vê cara...não vê coração!

Ari Riboldi o autor do livro "O Bode Expiatório" explica muito bem a origem da expressão "ovelha negra"  que começou lá com as religiões pagãs.
 Na época todo o animal preto era visto como força das trevas, detentor de azar (gato preto por exemplo) e energias negativas.
Inclusive os animais com pelagem preta sempre eram os primeiros sacrificados em homenagem aos deuses.

A expressão "Ovelha negra"  veio dos pastores e fazendeiros que preferiam as ovelhas brancas, porque a lã branca poderia ser tingida ao contrário das lãs de cor preta. Então as ovelhas negras tinham menor valor no mercado raramente eram compradas. E Com o passar dos anos, a expressão ganhou o significado que ainda hoje é usado pra classificar qualquer pessoa que se destaca de forma provocativa em um grupo.... 

É aquela pessoa "diferente" que por bem ou por mal nunca passa despercebida, os que não se enquadram no "rebanho", na sociedade.

Eu acho que sou ovelha negra...




0 comentários:

Postar um comentário